quarta-feira, 10 de março de 2010

Flâneur; Deriva; Parkour; Flash Mob

Flâneur
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O termo Flâneur vem do substantivo francês ‘flâneur’, que tem o significado básico de “vagabundo”, “ocioso”, “passeador”, “vadio”, que, por sua vez, vem do verbo francês ‘flâner’, que significa “passear, dar uma volta”. Charles Baudelaire desenvolveu um significado derivado de flâneur: “uma pessoa que anda pela cidade pela experiência, para conhecê-la”. Por causa teorização e hábito de uso do termo por Baudelaire e numerosos pensadores sobre economia, cultura, literatura e campos históricos, a idéia do flâneur tem acumulado significado como referência para o entendimento do fenômeno urbano e modernidade.
Em arquitetura e urbanismo: O conceito de flâneur também tem se tornado significativo na arquitetura e no urbanismo, descrevendo aqueles que são indireta e não intencionalmente afetados por um modelo, design, particular que conheceram apenas de passagem. Walter Benjamin adotou o conceito do observador urbano como um instrumento analítico e como um estilo de vida. Pelo seu ponto Marxista, Benjamin descreve flâneur como um produto da vida moderna e da Revolução Industrial.
No contexto de arquitetura e urbanismo urbanos dos dia modernos, desenhos flâneurs é um modo de aproximar as questões de aspectos psicológicos das construções do ambiente. O arquiteto Jon Jerde, por exemplo, projetou o Horton Plaza e Universal CityWalk com a idéia de prover surpresas, distrações e sequências de eventos aos pedestres.
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Deriva
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A teoria da deriva é um dos trabalhos de autoria do pensador situacionista Guy Debord
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A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico
– estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas
e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É sempre interessante construir um mapa do percurso traçado, esse mapa deve acompanhar anotações que irão indicar quais as motivações que construiu determinado traçado. É pensar por que motivo dobramos à direita e não seguimos retos, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita... Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não.
Apesar de ser inúmeros os procedimentos de deriva, ela tem um fim único, transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade. Construir um espaço onde todos serão agentes construtores e a cidade será um total.
Essas idéias, formuladas pela Internacional Situacionista entre as décadas de 1950
e 1970, levam em conta que o meio urbano em que vivemos é um potencializador da situação de exploração vivida. Sendo assim torna-se necessário inverter esta perspectiva, tornando a cidade um espaço para a libertação do ser humano.
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Parkour
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Parkour deriva do nome percurso, visto que tem como finalidade traçar percursos alternativos, ou seja, deslocar-se entre dois pontos pelo trajecto mais curto e não pelo mais accessível e previamente estabelecido pelo conceito de movimento imposto pela sociedade.
Passando a explicar: entre dois pontos situados em uma região urbana existem variadas barreiras arquitetónicas. Tomemos, por exemplo, uma escadaria que nos conceitos comuns é o método "correcto" para alcançar uma superfície mais elevada. Mas não seria mais rápido subir directamente a parede, apesar de não ser o método "adequado"? É neste termo que se baseia o parkour, no método mais rápido, e sim por vezes mais difícil, de alcançar o nosso destino. Apesar das dificuldades inerentes a este método de movimentação, é inquestionável que com o treino adequado e uma preparação física a condizer, o parkour é um método de deslocação mais eficiente que o método imposto pelas barreiras arquitetónicas.
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Flash Mob
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Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

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