quarta-feira, 31 de março de 2010

Visita ao Museu de Arte da Pampulha


O Museu de Arte da Pampulha foi projetado em 1942, por Oscar Niemeyer, e foi inaugurado em 1956. Foi projetado para ser um cassino e assim foi até serem proibidos os jogos. É parte do complexo da Pampulha, que prevê cinco edifícios encomendados por Juscelino Kubitscheck, em volta da Lagoa da Pampulha, uma lagoa artificial.

Este edifício é inspirado na 'Villa Savoye' de Le Corbusier, na qual se encontram os 'cinco pontos de Le Corbusier', que são:
-Construção sobre pilotis- Ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspectiva nova. Uma inédita relação "interno-externo" criar-se-ía entre observador e morador.
-Terraço-jardim- Não mais os telhados do passado. Com o avanço técnico do concreto-armado, seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer. (no Museu de Arte foi necessário colocar um telhadodepois)
-Planta livre da estrutura- A definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.
-Fachada livre da estrutura- Conseqüência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.
-Janela em Fita- Localizada a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.


O jardim é de Burle Marx, feito para acompanhar as curvas do edifício, indicando-nos o caminho a
seguir para observá-lo.














Fomos depois à Casa do Baile, outro dos cinco edifícios, inaugurada em 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário